terça-feira, 27 de setembro de 2011

EVENTOS REALIZADOS PELA ESCOLA



ABERTURA – 1º DIA “D” ESTADUAL DA LEITURA
LER É UM EXERCÍCIO DE LIBERDADE”

A Escola Estadual D. Domingos Carrerot realizou no dia 11.02.11 o I Dia “D” Estadual da Leitura.
Iniciando a programação foi feito a abertura pela gestora pedagógica com a oração do Pai Nosso canto do Hino Nacional e uma explanação sobre a Importância da Leitura e a Conservação do Livro Didático.
A equipe escolar fez a entrega do livro didático e uma programação direcionada ao incentivo da leitura e da conservação do livro didático.
Os alunos do 1º ao 5º ano juntamente com as professoras trabalharam o texto a “A Galinha Ruiva”; as crianças usaram máscaras representando os animais da história. Após a leitura realizaram debates e questionamentos sobre o texto.
Os alunos do 6º 07 e 9º 14 ano juntamente com as professoras Anália e Nelma desenvolveram atividades relacionadas à utilização e conservação do livro didático apresentando canto, poesia, rap.
As atividades foram produtivas proporcionando um bom aprendizado para os alunos.

1º DIA TEMÁTICO: EDUCAÇÃO E VALORES – PALESTRA COM A VOLUNTÁRIA CEILA (PASTORA IGREJA METODISTA).

 DIA DAS MÃES




A Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, realizou no dia seis de maio de 2011 o segundo Dia Temático do Programa Amigo da Escola, realizou também  nessa data a comemoração do Dia das Mães.
Contou com a participação de alunos, funcionários, voluntários e mães que foram homenageadas pelo seu dia. O tema Educação e Valores foram  explorados por meio de ações como leituras, reflexões e debates em sala de aula. A temática foi fortalecida com o evento realizado na quadra da escola com a palestra proferida pelo pastor Anderson que com muita propriedade falou da importância da educação familiar e da sua contribuição escolar no sucesso do aluno, valorizou a participação de voluntários nas atividades complementares em benefícios dos alunos e da própria comunidade escolar.
Sabendo que o papel da escola deve ser proporcionar condições de participação a todos, foi dada oportunidade para a mãe Deuzimar, voluntária comentar sobre a importância do acompanhamento escolar e que a transmissão de valores deve ser uma preocupação de todos os pais. As mães foram homenageadas por alunos com poesias, cantos e lembrancinhas. O jovem voluntário Eder Rodrigues com a musica Mãe encerrou as apresentações e em seguida foi oferecido um lanche a todos os presentes.


TENENTE CORONEL SEPÚLVADA E ALUNOS - ( 6º e 7º ANOS)
PALESTRA SOBRE O TRÂNSITO
 DIA DO ESTUDANTE
Para realizar a Gincana do Conhecimento, Ação do PPP da Escola Estadual D. Domingos Carrerot, a equipe da Unidade Escolar juntamente com o Grêmio Estudantil, planejaram uma programação especial para festejar o DIA DO ESTUDANTE. A organização contou com o envolvimento de todos, obtendo uma grande movimentação direcionada a formação das equipes, suas caracterizações e seleção dos temas e conteúdos.
O evento foi realizado na quadra poliesportiva da escola com a participação de todos os alunos na gincana e em outras brincadeiras. A satisfação dos alunos foi notória através da alegria, gestos e empolgamentos.
A equipe responsável pela realização da programação obteve um saldo satisfatório e com entusiasmo teceram comentários positivos relacionados ao nível de conhecimento dos que participaram diretamente das questões propostas.
Após a interação de conhecimentos, brincadeiras, as equipes se congratularam e participaram do lanche especial para a data.


 07 DE SETEMBRO 
 
A escola é um agente cultural, pois interage com vários setores e realidades diferentes. Assim sendo a Unidade Escolar D. Domingos Carrerot participou do desfile em comemoração aos sete de Setembro do ano de 2011 tendo como objetivo estimular o espírito de civismo e o dever enquanto cidadão, pois ao reverenciar a data nobre para os brasileiros demonstra amor a pátria.
Durante a Semana da Pátria houve várias comemorações alusivas á Proclamação da República como também a sensibilização dos alunos com relação ao civismo e respeito ao Brasil.
O tema norteador para a escola apresentar foi direcionado a religião durante os 150 anos de Porto Nacional.
O riquíssimo conteúdo aqueceu os ânimos e a equipe da escola se empenhou com exclusiva dedicação para apresentar da melhor forma possível. A aplicabilidade do tema tornou-se desafio, mas também promoveu a busca do conhecimento e estratégias da forma de organizar e apresentar no dia do evento. Pesquisas, revistas, entrevistas, bate papo com representantes de várias denominações religiosas foram parceiros durante a preparação para o desfile com informação e a participação juntamente com os alunos na avenida. 






3 comentários:

  1. Olá pessoal
    Parabéns pela divulgação das ações da escola. Dessa forma podemos acompanhar mais de perto o desenvolvimento das ações da unidade escolar.
    Elisângela
    NTE Porto Nacional

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! A montagem e alimentação do blog é muito importante para a divulgação das ações da escola...
    Qualquer dúvida sobre blogs, estou a disposição...

    Fernando Osório Pereira (fernando2308@yahoo.com.br)
    Professor responsável pelo blog do Colégio Estadual Padre Gama (cepadregama.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia colegas da escola DDC!
    Gostaria de parabenizá-los pela criação do blog e pelas matérias publicadas dos eventos que a escola desenvolveu. Mas vejo que não estão alimentando o mesmo. Se tiver alguma dificuldade entre em contato com o NTE.
    Abraç@s,
    Professoras Formadoras do NTE Porto Nacional

    ResponderExcluir